Um momento de cada vez

Um grande sábio estava fazendo uma palestra na cidade de Madri. Depois de subir ao palco sua primeira pergunta foi:

– O que vocês vão fazer no próximo segundo?

Toda a platéia ficou calada surpreendida pela indagação, então o sábio disse:

– Tarde demais, já perderam esse segundo pensando no que fariam. – fez uma rápida pausa, depois continuou. – A maioria das pessoas faz exatamente o que vocês fizeram neste momento, pensam no que vão fazer para o futuro e esquecem de viver o presente, então aos poucos começam a se sentir frustradas na vida porque têm a sensação de nunca terem realizado algo de concreto. Estão sempre planejando, mas nunca executando.

Uma mulher sentada na primeira filha levantou o braço e interpelou:

– Então quer dizer que não devemos nos planejar para o futuro, deixar que tudo aconteça de forma casual? Se isso acontecer poderá haver graves conseqüências, talvez erros irreparáveis!

O sábio tinha um sorriso no semblante quando respondeu a pergunta.

– Você tem razão, ninguém vence uma maratona se não tiver se preparado anteriormente, o mesmo é com a vida em geral, ninguém consegue ser bem sucedido quando deixa de planejar.

Os convidados ficaram confusos, as duas respostas do sábio pareciam contraditórias. A mulher perguntou novamente:

– Então nós devemos ou não planejar para o futuro?

– Devem, mas a grande pergunta é: o que vocês planejam para o futuro?

O sábio apontou para um homem que estava ao lado da mulher que fizera a pergunta e ele respondeu que estava planejando trocar de carro no mês que vêm. Outros responderam que estavam pensando em trocar de casa, mudar de emprego, casar-se, divorciar-se e muitas outras respostas.

– Percebem o que eu digo? Todos esses planos são válidos, mas só funcionam quando combinados com outro plano, muito mais prioritário, o de ser feliz. Os mais espertinhos podem argumentar que para serem felizes é necessário realizar tais planos para o futuro, porém, se esse pensamento prevalecer, vocês nunca serão felizes, porque a felicidade sempre estará no futuro, uma busca interminável porque a humanidade nunca pára. Acontece o efeito dominó, “serei feliz quando estiver trabalhando no emprego dos meus sonhos, serei feliz quando achar o grande amor da minha vida, serei feliz quando…”, sempre “quando”. Então Deus nos dá o que queremos e em pouco tempo chega à sensação que não somos mais felizes, surge uma nova busca, uma nova vontade, e assim se sucede até o final de nossas vidas sem nunca termos sentido felicidade de verdade, aquela que sai de dentro.

– Seja mais objetivo. – gritou um homem no fundo do salão.

– Claro. Planejem suas vidas o quanto e o quê acharem necessário, porém não associem essas buscas com sua felicidade atual, sendo felizes no presente independentemente do que almejam. Assim de forma automática serão felizes no futuro, porque ele é o momento seguinte. – sua palestra estava terminada, não havia mais nada para ensinar. – Que todos vão em paz, e lembrem-se: se você não consegue ser feliz com o que tem, você também não será feliz com o que terá, seu descontentamento sempre será com o “ter”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: