Eleições 2010

Para as eleiçoes deste ano, é urgente que ao menos algum conhecimento e informação precisamos ter para exercermos com competência a condição de eleitores, já que sermos cidadãos está um pouco longe, tanto por razões socio-históricas como pela nossa falta de interesse pelo tema.

Eu sugiro alguns procedimentos simples mas eficazes para nossas escolhas dentro desta 8ª maravilha do mundo que é a Democracia Representativa:

1) Entender um pouco como funciona a lei “Ficha Limpa” que foi aprovada no Legislativo. Com isso você já pode descartar os candidatos inelegíveis, óbvio, e ao menos olhar com muito cuidado aqueles que conseguiram escapar das malhas da lei, mas que têm alguns ou muitos processos em trâmite. Para entender a lei, sugiro esta matéria do estadão: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,ficha-limpa-como-era-e-como-fica,553965,0.htm.

2) Para ajudar nesta consulta prévia, há um site muito legal chamado Transparência Brasil. Lá você digita o nome do cidadão, paralamentares em exercício no país, e com sorte receberá dados da vida pública do político, de forma que você saberá até mesmo qual a cor de sua cueca que normalmente ele usa para carregar dólares. Link: http://www.excelencias.org.br/

3) Não deixem de visitar também o principal órgão eleitoral: o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Lá vai depender da sua imaginação, porque há tantas informações que dizem respeito a nós (eleitores) e também deles (candidatos), que é possível, por exemplo, verificar o patrimônio declarado pelos candidatos, comparar com o que eles declararam nas eleições passadas e ver a curva ascendente; verificar seus atecedentes criminais, alguns têm uma lista extensa; verificar principais fontes de arrecadação para a campanha (empresas, empresários, ONG’s); verificar qual o valor pretendido para usar na campanha, etc.

Obs 1: até o momento não está disponível a lista de doadores, até porque a campanha ainda está no seu aquecimento, mas por curiosidade dê uma olhadinha nos patrocionadores das campanhas anteriores.

Obs 2: Por favor, não acreditem que qualquer empresa do mundo vai doar 10 milhões de reais para um candidato apenas por simpatia a suas ideias. É claro, límpido e cristalisno que isso se transformará em troca de favores caso o dito cujo seja eleito ou o partido tenha maioria nas Casas Legislativas.

Link TSE: http://www.tse.gov.br/internet/index.html

Link ficha dos candidatos: http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/jsp/index.jsp

4) Por fim, acompanhem pela mídia (rádio, internet, televisão, microondas) o que se está dizendo de seus candidatos preferidos ou menos antipáticos. Analise os candidatos a deputado estadual e/ou federal que são do Vale do Paraíba ou dele se interessa. Enfim, não vote em branco tão pouco vote no escuro.

Espero que tenha ajudado um pouco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: